domingo, 3 de abril de 2011

“As impurezas da rua sem véu (Praça Roosevelt)”


Imagem: Reprodução
Luiz Pinheiro

Estou postando a última música do CD Decompor.
 
          A letra surgiu de uma conversa com meu amigo Eduardo Castanho, ali mesmo na praça, no bar PPP. Falávamos sobre o movimento cultural que estava se instalando naquele local e das pessoas que circulavam na área. Eduardo, que trabalhou no teatro d’Os Satyros, foi relembrando histórias vividas in loco e fatos de sua própria vida. Entre goles de vinho e bom papo, anotei em um guardanapo alguns versos que vieram a se tornar a letra da música. Portanto, o considero um parceiro afetivo desta canção.
 
          Na letra, faço um paralelo da calçada da praça com a calçada de Ipanema. "E coisas lindas passam com graça/ na calçada dessa praça/ que não é de Ipanema/ mas devassa". Isso, bem antes de surgir a tal cerveja, Paris Hilton ou Sandy...
 
          A melodia foi criada por Vanessa Bumagny, com quem realizei o "Satyricas Musicais", evento lítero-musical na praça, em 2003 e 2004, junto de Luiz Gayotto, Estevan Sinkovitz e André Sant'anna. Também participaram desse movimento artistas plásticos como a paulista Dôra Corrêa e a alemã Patricia Woll, além de músicos e poetas convidados como o mineiro Flávio Boaventura.
 
          A princípio não iria incluí-la no CD, por achar que ela possui um estilo próprio, mais divertido, um pouco fora do conceito do “DECOMPOR - Canções do subsolo”. Por insistência de vários amigos e por sentir que a Pça. Roosevelt traz em si o germe do underground, resolvi deixá-la como bônus-track.
 
          Convidei para o backing vocal quatro cantores jovens talentosos, cheios de alegria e graça, integrantes do grupo "Ladainha". Pintaram e bordaram no estúdio e fizeram todos os arranjos de vozes. Sou extremamente grato a eles: Daniel Ayres, Fê Sztokbant, Júlia Pittier e Marina Pittier.
 
          Portanto, divirtam-se.
 
 
P.S.: A partir da próxima semana passo a postar poemas, músicas de amigos, vídeos, textos, etc.
 
Sigam-me e não se percam!
 
                        

9 comentários:

  1. oi Luiz! está muito bom esse blog com as postagens do disco, me identifiquei muito com essa idéia, que já havia me ocorrido antes, usar esse ambiente para a canção. ficou demais com os textos sobre as canções e a seleção de imagens!
    um abraço, e venha me visitar no mundaréu!
    Rita

    ResponderExcluir
  2. valeu Rita, vou visitá-la no mundaréu,
    bj,
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz e honrado de ter sido seu parceiro (mesmo que afetivo) nessa música. Muito sucesso à você! Abração.
    EDUARDO CASTANHO

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, querido, você faz parte dessa história. Essa letra só saiu porque você me disse coisas muito interessantes naquele dia ( bebê chorando na barriga da mãe,por exemplo,foi uma delas ). Saudade da época em que nos víamos mais.
    Fico feliz por estar acompanhando o blog. Escreva mais.
    Bjão,
    Luiz

    ResponderExcluir
  5. Sim Pi, o bebê chorando na barriga da mãe é verídico. kkkk
    Saudades do bom papo e dos vinhos.
    Precisamos marcar.

    Abraços!

    Edu Castanho

    ResponderExcluir
  6. "Minha urgência em ouvir esse cd e assistir ao seu lançamento só é comparável com a urgência do bebê que chora na barriga da transsexual com vontade de cair na praça." JOSÉ EDUARDO

    ResponderExcluir
  7. kkkk. adorei zé. também não vejo a hora de botar a outra criança na praça. Luiz

    ResponderExcluir
  8. Luichi Querido
    Tá ótimo!!! A-do-ro tanta coisa linda e com graça.
    Quero maisss...mais goles de vinhos, papos e guardanapos rsrs grande beijo pra vc
    Tere

    ResponderExcluir
  9. Tere, vc sempre estará presente nos meus momentos mais felizes. Obrigado,
    Luiz

    ResponderExcluir